Olá, agende sua consulta
ou tire suas dúvidas conosco.

ODONTOPEDIATRIA

Atendimento a Pacientes Especiais

A manutenção da saúde bucal depende de visitas periódicas ao dentista, mas nem sempre essa situação é confortável para crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Para proporcionar um atendimento mais confortável e seguro, os procedimentos odontológicos devem ser realizados por um Odontopediatra especializado neste tipo de paciente, uma vez que a abordagem e o relacionamento do profissional com as crianças requerem atenção especial. Normalmente, o processo de condicionamento de crianças portadoras de necessidades especiais exige mais tempo, cautela e paciência.

Os pacientes especiais necessitam de atenção extra devido a dificuldade que eles possuem em fazer uma boa higiene bucal, além de que algumas medicações podem favorecer o surgimento de problemas gengivais ou até mesmo favorecer o aparecimento de lesões de cárie por conter açúcar e deixar a boca da criança seca. Portanto, é importante levar seu filho especial regularmente ao dentista.

Nosso plano de tratamento é individualizado de acordo com características apresentadas pela síndrome, tanto clínicas, odontológicas e comportamentais.

Classificação dos pacientes com necessidades especiais:

- Deficiência mental
- Deficiência física
- Anomalias congênitas (deformações, síndromes)
- Distúrbios comportamentais (autismo)
- Transtornos psiquiátricos
- Distúrbios sensoriais e de comunicação
- Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc)
- Insuficiência renal crônica
- Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)
- Condições sistêmicas (irradiados, transplantados , oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)